No dia 15 de março deste ano, o Brasil ganhou mais um canal de jornalismo pela TV a cabo: a CNN Brasil. O time foi montado com jornalistas de peso, provenientes da grande imprensa como Globo News, Record News, Jovem Pan e Estadão, entre outros. Sob o ponto de vista de negócios, geração de empregos e investimentos, essa é uma boa notícia. Mas, no nosso caso, vamos analisar aqui o potencial do mundo do jornalismo aplicado ao dia a dia empresarial, de marketing e vendas.
A imprensa, de modo geral, não é um grande exemplo de modelo de negócios, visto que muitas publicações sucumbiram e fecharam suas operações nos últimos 10 anos. A grande imprensa, como são chamados os jornais, portais e canais de rádio e TV de grande circulação e que cobrem assuntos variados que vão desde a economia, política e cotidiano até empreendedorismo e entretenimento, tiveram muitos altos e baixos na transição para o mundo digital, e muitos “morreram” pelo caminho. Mas, a falta de estratégia de negócios não quer dizer que a indústria do jornalismo, propriamente dita, está morta. Afinal todos nós precisamos ler a respeito do que acontece em nossas comunidades, no mundo e tudo mais que pode nos afetar, direta ou indiretamente.
Sem a imprensa séria (que deve ser balizada por princípios éticos, morais e profissionais e, acima de tudo, manter uma conduta independente, imparcial e responsável), seria muito difícil nos manter informados sobre os acontecimentos em geral. Com a chegada e o crescimento do meio digital, surgiram novas fontes de informação e entretenimento e muito do peso que era carregado apenas pelas instituições jornalísticas tradicionais foi diluído. Todo conteúdo passou a ser criado de forma mais pulverizada e, apesar da grande imprensa ainda manter um papel social fundamental, hoje em dia ela é criticada e fiscalizada de forma intensa, sendo que muitos veículos tradicionais perderam muita credibilidade e hoje lutam, acirradamente, por audiência e, também, likes, views e tráfego orgânico.
Voltando ao nosso tema principal, vale reforçar que os princípios básicos do jornalismo (fornecer informação factual, completa, confirmada, de cunho social e imparcial) ainda fazem muito sucesso. Por isso, já há alguns anos, as empresas vêm adotando esse estilo de conteúdo para criar e manter um vínculo mais aprofundados com seus atuais e potenciais clientes. Afinal, toda empresa quer ampliar sua base de consumidores e não inventaram, ainda, uma forma melhor de se comunicar com seu público do que contar tudo que diz respeito à sua marca, produtos e serviços de maneira interessante e cativante. Assim, os consumidores são atraídos pelo conteúdo que, como a imprensa, informa, apoia, resolve, inspira e gera credibilidade. Vida longa ao bom jornalismo!