A produção de conteúdo é uma atividade intensa e complexa, que pode ser difícil de ser executada caso não haja um planejamento bem pensado para alcançar objetivos claros e alinhados à estratégia do seu negócio.
Apesar de apresentar desafios, essa organização facilita a vida do produtor de conteúdo, já que estabelece um caminho claro a ser seguido, como temas, canais e datas planejadas com antecedência. Bora facilitar a vida e montar um bom calendário editorial que vai não apenas poupar seu precioso tempo, mas também ajudar a superar os períodos de falta de inspiração?
Explicamos aqui um passo a passo básico para te ajudar no dia a dia de produção:
- Identifique 4 ou 5 temas de destaque para o seu conteúdo mensal. Esses temas poderão ser sobre diferenciais do seu negócio ou como endereçar as “dores” e necessidades de seu cliente. Fazendo esse exercício, você conseguirá elaborar conteúdos realmente atraentes que irão reter seguidores qualificados.
- Estabeleça a frequência de publicação desses materiais para que sempre tenha informações interessantes e relevantes para oferecer. O ideal é reservar um ou dois conteúdos mais profundos a serem ofertados por semana, com conteúdos menores (mas não menos relevantes) e mais leves para os outros dias.
- Registre os temas, canais e datas em uma planilha semanal ou mensal, para que tenha uma visão geral do conteúdo utilizado e a utilizar. Isso ajudará a equilibrar as formas e assuntos de seus conteúdos com uma diversidade de temas e formatos que irá prender a atenção do seu público.
Dica adicional: mantenha sempre conteúdos de “gaveta” (extras) prontos para publicar, caso ocorra algum imprevisto e você tenha que interromper sua produção por algum tempo. Nas redações de imprensa, chamamos de “gaveta” aqueles conteúdos menos factuais e mais frios, que podem ser usados em qualquer momento. O ideal é sempre produzir um pouco mais que o necessário para um determinado período e manter os menos “quentes” guardados, caso haja imprevistos.