A rotina dos negócios tradicionais – offline e online – nunca mais será a mesma
A súbita e profunda mudança de hábitos que ocorreu simultaneamente em centenas de países fez com que todos tivessem que se adaptar muito rapidamente à essa nova maneira de viver. Muitas previsões já apontam que, mesmo quando a situação voltar a normalizar (ainda que gradualmente), grande parte dos novos hábitos que foram adquiridos praticamente à força serão para sempre absorvidos e farão parte desta nova normalidade.
Apesar do mundo digital estar presente de forma intensa na vida das pessoas há muito tempo, não há como negar que essa situação fortaleceu ainda mais a importância da internet para todos. As compras online já eram muito praticadas, mas passaram a ser primordiais após o isolamento social. O volume de compras online deve se manter alto, principalmente por conta do grande aumento de adeptos dessa prática, já que muitos descobriram, pela primeira vez, sua grande conveniência.
O hábito de trabalhar remotamente também deverá permanecer. Grande parte das empresas fizeram investimentos nesse sentido, tanto financeiros, para adoção de novas ferramentas de gestão, desenvolvimento de plataformas e extensão de suas redes internas, como de cultura interna, com treinamentos e atividades motivacionais entre outras iniciativas.
Metade do copo cheio
Com a situação ainda incerta, é natural que preocupações ocupem boa parte do pensamento das pessoas nesse momento, já que fatores ligados à saúde e à economia são fundamentais para todo cidadão. Mas, sem menosprezar a importância e a gravidade do momento, nos permitimos olhar para esse cenário com a perspectiva do “copo meio cheio”, pois acreditamos que muitas dessas mudanças poderão criar boas oportunidades com o passar do tempo.
Muitos negócios que existiam apenas no universo físico ou mantinham uma presença tímida no meio online agora não podem mais deixar de considerar esse passo como primordial para seu crescimento ou, até mesmo, sobrevivência. Cada vez mais, as operações para contato com o cliente e até mesmo fazer vendas online serão necessárias. Ao mesmo tempo, com o aumento da concorrência, cada negócio deverá comunicar seus diferenciais de forma clara e eficiente para obter o máximo de visibilidade possível.
Já está mais do que na hora de investir mais tempo e recursos em uma presença online eficiente. Essa iniciativa irá permitir que negócios explorem novos e imensos universos de oportunidades que darão novo sentido aos tempos atuais usando as melhores ferramentas de marketing digital e de conteúdo, que estão prontas para cumprir essa missão.
Leia mais:
Sucesso em 2020: o marketing de conteúdo é a fórmula certa
Planejamento: seu melhor aliado