métricas-sucesso

As métricas como fator de sucesso para os negócios

Se sua performance ou a eficácia de sua estratégia não forem avaliadas constantemente através de métricas bem definidas, como saber se o conteúdo que está sendo distribuído tem valor?

Mesmo o mais criativo, memorável ou popular dos conteúdos somente será traduzido em valor após uma avaliação correta sobre o impacto que causou, não apenas na audiência, mas, principalmente, nos resultados de sua empresa.

Analisar, medir e avaliar um programa de marketing digital não é tarefa simples, a começar pela escolha dos critérios de avaliação.

Quando e o que medir

Embora seja tentador pensar em métricas somente quando todas as outras tarefas do processo estiverem concluídas, é importante colher dados em  todas as fases do ciclo de marketing de conteúdo, para que o acompanhamento, análise e otimização do desempenho seja contínuo.  

O sucesso da estratégia de marketing digital deve ser avaliado de acordo com as metas estabelecidas para o seu negócio em curto, médio e longo prazos. Por exemplo: para negócios iniciantes, a meta poderá ser o aumento da visibilidade da marca aliado ao crescimento de seguidores qualificados e, para negócios mais maduros, poderá ser conversões em vendas, baixo custo por clique em anúncios e assim por diante.

As métricas escolhidas, portanto, devem refletir o progresso dos itens em questão e incluirão desde os indicadores básicos, disponíveis em todas as plataformas digitais, até os mais complexos, como tempo de permanência em páginas ou vídeos e testes de impacto dos “headlines” de campanhas.

Depois de dominar o básico e seu programa ficar mais sofisticado, é recomendável que expanda seu foco para incorporar dados adicionais e técnicas de análise mais avançadas em seus esforços de acompanhamento.

Rastrear, medir e gerenciar dados

Como qualquer processo, o uso de ferramentas e técnicas apropriadas poderá representar um ganho inestimável de tempo e recursos no processo de coleta e organização dos dados. Isso é fundamental para o progresso e verdadeiro proveito da estratégia de marketing, pois permite identificar oportunidades importantes, fazer alterações significativas e reportar resultados com mais rapidez e menos custos.

Itens a serem considerados:

  • É conveniente saber dosar a frequência da coleta dos dados, pois muita ou pouca frequência podem ser prejudiciais.
  • Selecionar bem os relatórios de registro e análise dos dados possibilita uma visão rápida e abrangente do desempenho da estratégia de conteúdo em relação às metas.  

Transformar dados em providências e valores

Ter as informações corretas na mão é um fator importante para tomar qualquer tipo de decisão, desde as mais básicas até as mais estratégicas.

Saber valorizar ou eliminar uma atividade no “timing” correto poderá ser um fator decisivo para os resultados da estratégia. Da mesma forma, identificar boas oportunidades, com base em fatos concretos, fará toda diferença para os resultados financeiros da empresa e para a sustentabilidade do negócio propriamente dito.

O ciclo virtuoso da produção de conteúdo

Uma vez que as etapas de planejamento, criação, execução e avaliação do seu programa de marketing digital esteja concluído, está na hora reiniciar o ciclo. A revisão periódica da estratégia para ajusta-la com as lições aprendidas é a melhor forma de evolução das atividades do marketing e do desempenho do negócio, para que tenha uma longa e próspera duração.