Evergreen, fria ou gaveta? Como elaborar conteúdo sempre pronto para publicação?

O meio jornalístico, assim como todos os segmentos profissionais, possui um linguajar próprio que é usado para diversos tipos de situação. Seja de publicações impressas ou online, uma redação é sempre dinâmica e, para comporem suas matérias, os jornalistas buscam sempre as informações mais recentes e atualizadas, além de opiniões de especialistas e tendências do setor ou segmento que cobrem.

No entanto, nem sempre acontecem novidades relevantes ou, às vezes, o assunto quente do momento necessita de mais informações ou desdobramentos para ser publicado. Seja qual for o contratempo ou situação, o bom jornalista sempre mantém alguns materiais pré-elaborados, não factuais, para publicação para o caso de surgir alguma lacuna ou em “entressafras” de notícias. Essas matérias são chamadas “de gaveta” ou “frias”, pois não necessitam ser super atualizadas para serem publicadas. 

Encaixam-se nessa categoria as matérias que versam sobre alguns assuntos atemporais que sempre são interessantes e relevantes para os leitores como, por exemplo: “Frutas contra indicadas para diabéticos por seu alto índice glicêmico” (editorias ou publicações voltadas para saúde e bem-estar), ou “Tecnologias consolidadas que fundamentam a Indústria 4.0” (editorias ou veículos que cobrem indústria e tecnologia). Esses assuntos têm importância dentro de segmentos específicos, mas não são pontuais nem factuais, visto que não estão conectados a eventos nem fazem referências a períodos determinados. Outro termo mais recentemente adotado para esse tipo de material é o conteúdo “Evergreen” (ou sempre fresco, em português). Da mesma forma que a gaveta, textos Evergreen são úteis para equilibrar os assuntos em nossos canais próprios, pois são relevantes e sempre atuais.

No dia a dia de nossa produção de conteúdo, é útil pensar como um jornalista, pois novidades relevantes em nossa rotina são raras. Dessa forma, preparamos materiais mais “frios” que podem ser publicados em nosso website ou mídias sociais em períodos de menor frequência de notícias. Assim, além de mantermos uma frequência ideal de postagens, nosso conteúdo também não irá decepcionar nossa audiência. Aliás, muito pelo  contrário: ele poderá ter um alcance ainda maior, pois muito desse material frio inclui informações mais aprofundadas e úteis que podem gerar um vínculo ainda mais estreito com sua audiência.

Experimente buscar assuntos relacionados, mas não totalmente associados, aos seus serviços e produtos para que o seu material digital seja publicado de forma frequente e variada. O mix ideal de assuntos – pontuais, aprofundados, leves, interessantes, genéricos ou técnicos – é um dos ingredientes primordiais para o sucesso de vendas no mundo digital.