É Preciso Ser Especialista em Marketing Digital Para Ter Sucesso Online?

Uma das principais dúvidas dos empreendedores e profissionais liberais que já têm um dia a dia corrido gerenciando suas empresas, consultórios, lojas ou negócios de qualquer nicho é: até onde é preciso se aprofundar no universo do marketing digital para ser bem-sucedido nas atividades online?

Com o aumento de protagonismo obtido pelo meio digital, principalmente ao longo dos últimos meses, essa dúvida aparece com cada vez mais frequência.  Quando os empreendedores passam a desenvolver seus canais para divulgação de sua marca, produtos ou serviços na internet, eles se deparam com uma verdadeira montanha de dicas, vídeos, webinars e cursos de (literalmente) centenas de experts no assunto. 

Aí a confusão se instala, pois é quase impossível ouvir todas essas orientações sem ficar completamente perdido com tantas opções de caminhos a seguir e conteúdos para produzir.

Muitas vezes, o atarefadíssimo empreendedor, que não pode perder tempo na produção, publicação, teste e monitoramento de conteúdo, além das demais atividades do marketing, acaba desistindo antes de começar. Infelizmente isso pode fazer com que inúmeras oportunidades de visibilidade e conversões sejam perdidas.

Um pé em cada canoa!

O empreendedor inteligente que sabe onde quer chegar, aprende rapidamente que é necessário priorizar suas tarefas, otimizar seu tempo e montar uma estratégia sólida para escalar e monetizar seu negócio. No entanto, suas habilidades em relação ao marketing nem sempre se equiparam à sua expertise nos temas relacionados à sua empresa e ao seu nicho de negócios.

Da mesma forma, os profissionais liberais foram preparados com competência e habilidades específicas para exercerem suas atividades profissionais com excelência, mas não receberam as noções básicas de marketing e vendas de suas habilidades na universidade.

Ambos são excelentes em suas áreas de atuação, mas sabem que não é preciso transformarem-se em especialistas de marketing digital para conseguirem transmitir ao seu público/potenciais clientes as principais informações sobre o seu negócio e seu mercado. Mesmo que sua audiência esteja “espalhada” por diversas fases do funil de conhecimento, não é necessário ser um especialista em marketing para organizar um processo de produção de conteúdo eficiente. 

Para isso, basta que saibam como e de onde extrair conteúdo interessante, relevante e que ajude suas personas (perfis dos clientes ideais) a solucionarem suas dificuldades e alcançarem seus objetivos. 

Uma vez que consigam coletar, elaborar e distribuir essas informações para a audiência correta e de forma constante e organizada, os outros recursos e ferramentas virão com o tempo para impulsionar cada vez mais essa máquina de visibilidade e de geração de leads (potenciais clientes).

Foque no conteúdo, distribua e aprofunde-se com o tempo

O conteúdo-imã, que tem a função de atrair e reter potenciais clientes, é o coração de qualquer estratégia ou planejamento de marketing para qualquer tipo de negócio. Uma vez que esse tipo de conteúdo já esteja sendo criado, visto e – realmente – ajudando a sua audiência, você já terá cumprido 50% da jornada. 

O restante do caminho para o sucesso incluirá atividades intuitivas que, com as ferramentas de tecnologia disponíveis, ele será totalmente acessível e possível de ser executado. Basta ter foco, garra e, principalmente, uma grande história a ser contada.

Se tiver interesse em conhecer o processo prático que ajudar a montar e organizar um ciclo virtuoso de produção de conteúdo, de uma olhada em nosso Kit Prático de Produção de Conteúdo. 

O Kit inclui um guia que explica os cinco passos essenciais para montar a produção, juntamente com templates e checklists que ajudam na organização do processo. Esses recursos irão transformar o conteúdo da marca na sua melhor ferramenta de crescimento dos negócios.

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