Nenhum profissional de marketing, nem do alto dos seus mais desvairados delírios, poderia ter previsto um 2020 como nos foi apresentado. Com uma súbita mudança de rumo e reavaliações de estratégia em pleno abril, o ano todo acabou “virado do avesso”.
Com todas as incertezas que passamos recentemente, quem se arrisca prever o que virá com a chegada de 2021? Sabemos que, com previsão ou não, 2021 vai chegar de qualquer forma. Aliás, já está quase virando a esquina.
Partindo dessa premissa, o que esperar e o que planejar? Difícil né?
Começamos com uma afirmação um tanto óbvia, mas que serve como ponto de partida: os gestores de marketing e vendas vão precisar de um plano que permita a melhor preparação e flexibilidade possíveis para o ano que se inicia.
Com isso em mente, vamos aqui observar o que alguns especialistas e apresentadores do evento Content Marketing World 2020 disseram sobre o assunto:
Se 2020 servir como indicação, devemos … esperar o inesperado? Mas indo diretamente ao ponto, esperem mais formatos de narrativa social e visual que estenderão os limites do posicionamento da sua marca como, por exemplo, TikTok e outros prováveis concorrentes.
Jennifer Jordan, vice-presidente e chefe de conteúdo, Babbel
Os profissionais de marketing e os estrategistas de conteúdo das equipes de produto e UX vão perceber que existe ainda mais integração entre suas atividades. Isso os forçará a falar mais uns com os outros para trabalharem juntos. Pelo menos é o que espero.
Matthew Rayback, diretor de criação, Adobe
O marketing inclusivo, direcionado a objetivos e transparente crescerá exponencialmente. Os consumidores querem fazer mais do que apenas comprar de uma marca. Eles querem se conectar, ganhar e manter um relacionamento com marcas por meio de propósitos e valores comuns. As pessoas querem saber a perspectiva da marca sobre diferentes tópicos, como sustentabilidade, inclusão e muito mais. Como profissionais de marketing de conteúdo, precisamos estar preparados para investir nesse tipo de conteúdo.
Jacquie Chakirelis, director of digital strategy, Quest Digital/Great Lakes Publishing
O envolvimento virtual e remoto com um público mais amplo e dados demográficos mais variados serão pontos fundamentais. Será importante lançar conteúdos novos, com foco em responder às perguntas do público.
Brian Piper, diretor de estratégia de conteúdo digital, Universidade de Rochester.
Para mim, parece que 2021 será totalmente voltado à sobrevivência, na busca de quem ser e como ser nos próximos anos.
Doug Kessler, cofundador da Velocity
E você? Se arrisca a nos dar um palpite? Nos vemos por aqui!
Fonte: Ann Gynn, Content Marketing Institute