Hoje em dia, empresas estão usando e abusando de suas presenças online para tentar se aproximar cada vez mais de seus consumidores. Uma das estratégias mais usadas para isso é disponibilizar conteúdo engajador relevante ao usuário, que mesmo que não tenha necessariamente o intuito de vender seu produto, que converse com o leitor e ofereça a ele algum tipo de ajuda ou dica no ramo.
Ou seja: o objetivo é não apenas informar, mas também trazer o consumidor para mais perto de você e se tornar uma referência em seu assunto específico, para cada vez mais se tornar uma marca Top of Mind.
A má notícia é que, no mar de informações da internet atual, essa prática já não é mais exatamente pioneira. Basta uma rápida pesquisa para perceber que toda grande ou pequena marca já tem seu próprio blog, com zilhões de dicas, curiosidades e notícias sobre sua respectiva área de atuação. O desafio, então, é encontrar uma maneira de ter o conteúdo que mais engaja e que mais chama a atenção lá fora. Disponibilizamos aqui cinco elementos fundamentais para que seu conteúdo seja o mais atraente do mercado online.
Título forte
Não subestime o poder de uma grande manchete. O título é o primeiro contato do seu público com seu material e, assim, ele tem que chamar a atenção. Mais importante que isso, porém, ele deve conseguir ser encontrado nesse oceano de informações oferecido pela internet. Então, abuse de palavras-chave relevantes ao seu tópico e não ultrapasse os 70 caracteres, para que ele fique dentro dos padrões de SEO e, assim, seja encontrado pelas ferramentas de busca.
Introdução cativante e pessoal
Pronto, você fisgou seu consumidor com um título forte e que foi encontrado pelo SEO. Agora, o desafio é fazer com que ele siga lendo seu post depois do primeiro parágrafo. O segredo aqui é ser o mais sucinto o possível: vá direto ao ponto e não floreie. Faça com que o leitor concorde com você imediatamente e já ofereça a solução, sem rodeios. Mais uma dica: se possível, compartilhe uma história dessas que poderiam acontecer com qualquer um para criar empatia com o usuário.
Imagens, vídeos e subtítulos descritivos
O leitor não encontra informações apenas no texto. Imagens, vídeos e subtítulos também são essenciais para o storytelling não devem ser negligenciados. É claro, porém, que deve haver um equilíbrio: nem muito texto e tampouco muitas imagens.
O poder dos números
Dados, listas e fatos comprovados cientificamente enriquecem seu conteúdo e te dão mais credibilidade. Deixe que pesquisas e informações falem por você.
Call-to-Action
Agora que você fisgou seu consumidor, é hora de trazê-lo para seu negócio. Use botões call-to-action para que ele conheça seu produto e as formas como você pode facilitar sua vida. Em troca, o consumidor pode te disponibilizar seus dados, criando assim um banco de dados importante para o seu negócio.