Com a produção de conteúdo iniciada, sempre surge uma pergunta muito comum: como garantir que a audiência correta seja impactada pelo conteúdo?
Nem mesmo a melhor e mais perfeita estratégia de produção de conteúdo irá funcionar se o público ideal não for alcançado. Por isso, uma das primeiras coisas a fazer é começar a distribui-lo nos canais já criados no início de sua jornada porque, seja seu website ou canais nas plataformas de redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube etc), eles são de sua propriedade e controle.
No entanto, se esses canais ainda não forem muito conhecidos ou acessados, as técnicas de tráfego orgânico e pago são largamente utilizadas para turbinar o conteúdo produzido e fazer como que eles apareçam mais e para o público correto, mas, atenção: cada plataforma possui suas próprias regras e especificações.
Aqui, iremos abordar as técnicas de tráfego da família “S” que, seguramente, trarão grande alcance e aumento qualificado na sua audiência:
SEO (Search Engine Optimization): um dos mais conhecidos, o SEO compreende um conjunto de estratégias que potencializam o posicionamento do seu site nos resultados dos buscadores. Invista em palavras-chaves, assuntos engajadores e configuração do website para turbinar seu conteúdo quando seus temas forem pesquisados em plataformas como Google, Bing e Yahoo.
SMO (Social Media Optimization): foca na utilização das redes sociais para expandir o alcance digital de forma orgânica. O uso de táticas específicas para cada plataforma, como horário de postagem e hashtags, impulsiona o crescimento de sua presença online porque as ferramentas de busca também utilizam o engajamento dos canais sociais para subir no ranking de pesquisas.
SEM (Search Engine Marketing): considera todas as técnicas juntas (pagas e orgânicas) para avaliar o seu posicionamento, incluindo campanhas de Google Ads e links patrocinados para posicionamento no ranking.
SMM (Social Media Marketing): equivale ao SMO para anúncios pagos ou posts impulsionados. O SMM avalia todas as atividades estratégicas de uma empresa ou marca dentro das plataformas de redes sociais (orgânicas e pagas) para posicionamento no ranking.
Apesar da mudança constante nas regras dos algoritmos, as técnicas de otimização de tráfego orgânico são fundamentais para que seu conteúdo chegue mais longe e impacte a audiência que você deseja.