O processo de criação de conteúdo é simples, mas pode se tornar complicado se você deixar de lado um dos principais e primeiros passos: a organização!
Pode parecer maluco, mas é verdade. A organização do seu conteúdo pode facilitar o processo como um todo já que permite que você mantenha em mente todos os assuntos que quer abordar em seu material e garante que você siga uma linha lógica de raciocínio.
Agora, vamos as dicas!
1) Crie seu próprio inventário de ativos
Antes de começar a criar coisas novas é importante ter uma visão clara de todo o conteúdo que já existe sobre seu negócio – desde conteúdo criado para seu site até imagens, vídeos, panfletos e flyers impressos.
Esse inventário não precisa ser algo complexo. Basta uma pasta no seu HD, na nuvem ou até mesmo em seu computador local e já será o suficiente para se tornar sua própria enciclopédia.
Nesse tutorial falamos um pouco mais sobre inventário e como organizá-lo:
2) Desenhe seu Roadmap de Assuntos
Agora que você já tem todo o seu conteúdo em um lugar só, você pode começar a separá-lo por fases. O funil de vendas, todo mundo já conhece, mas você já ouviu falar em funil de conhecimento? Em muitos casos, a audiência do seu negócio precisa consumir diversos tipos de conteúdo – do mais raso ao mais profundo – até se sentir segura para receber/aceitar uma oferta.
Nesse tutorial falamos um pouco mais sobre roadmap e funil de conhecimento:
3) Defina um Calendário Editorial
Nos materiais da BOB sempre reforçamos que a frequência de publicação é um dos fatores mais importantes para garantir crescimento estável de audiência e engajamento. Pensando nisso, é essencial criar um calendário onde você poderá encaixar todos os materiais que organizou no seu inventário e no seu roadmap.
Pensar qual conteúdo será publicado em qual dia é uma tarefa mais simples quando você já tem tudo preparado de antemão!
4) Reveja seu calendário e destaque efemérides
Efemérides são uma ótima maneira de atrair novos seguidores e fãs, já que normalmente são atreladas a hashtags muito movimentadas. Dias especiais como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Cães (e muitos outros) te dão a oportunidade de mostrar aos seus seguidores que você está ligado com o seu mercado e sempre atento a datas importantes!
5) Crie um estoque
Não há nada melhor do que tirar uns dias de folga, certo? O ruim é tirar uns dias de folga e ficar pensando em seus canais vazios e sem conteúdo nesse período! Por isso sempre recomendamos a criação de conteúdo frio: a famosa “gaveta” ou estoque!
Com a automação das próprias plataformas (redes sociais e email, principalmente) é possível deixar conteúdo pré-agendado para ser publicado em datas específicas. Nesses casos, é sempre bom ter materiais relacionados ao seu negócio e que são neutros para que você sempre possa agendar certos tipos de conteúdo antes de períodos de férias, viagens a trabalho ou momentos mais atribulados.
Para isso, você pode contar sempre com nossos materiais prontos, é só dar uma olhada em nossa loja!
Se essas dicas te ajudaram mas você ainda está sentindo que não sabe como começar a colocar tudo isso em prática, você pode dar uma olhada em nosso Kit Prático de Produção de Conteúdo, que além de ter um guia de produção de conteúdo (mesmo), tem checklists e templates prontos para usar.