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Quanto custa fazer Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é o processo de criar valor para a marca através de uma estratégia de conteúdo que o auxilia a alcançar metas, por meio de uma presença digital e notoriedade nos assuntos em que é especialista. Essa estratégia é pensada de forma singular, afinal, cada negócio tem seus próprios desafios e meios para alcançar seus objetivos. Os benefícios do marketing digital são muitos, dentre eles:

  1. Criação de cultura entre os consumidores
  2. Referência como líder
  3. Definição dos clientes que você quer ter
  4. Construção da credibilidade e fortalecimento da marca

Uma vez que você já entendeu o valor desta área pro seu negócio, é importante saber como o custo do marketing de conteúdo é calculado. Precificar um trabalho que não é exato não é simples, são muitas as variáveis. Por este motivo, listamos e explicamos alguns pontos para que você entenda o que muda de uma proposta para outra:

Estratégia e tamanho do projeto de marketing de conteúdo

A parte da estratégia no marketing de conteúdo é uma das mais importantes para o seu sucesso, afinal, é ela que vai traçar as metas para a realização do seu objetivo. Dentro da estratégia há a auditoria de conteúdo, informações sobre o funil de vendas, a audiência/ persona, insights competitivos e definição de metas. O custo varia de acordo com os itens que serão contratados da estratégia, com o tamanho da empresa – afinal, a empresa que tem 1000 funcionários e quer atingir um milhão de pessoas, tem uma proposta diferente daquela que tem 10 funcionários e quer atingir 2k de pessoas -, do projeto, da quantidade de pessoas que vão trabalhar nisso etc.

Ciclo da produção, publicação e distribuição de conteúdo

Assim que a estratégia é definida, passa-se para o ciclo da produção de conteúdo. Aqui, além do time que precisa trabalhar para tal, há tudo aquilo que é necessário para um desenvolvimento coerente: diretrizes da marca, que pode ser produzido pela agência ou por um profissional contratado para isso, calendário – que orienta sobre quantidade das peças a serem produzidas-, a criação em si, o plano de distribuição, a amplificação das peças -que nada mais é do que o impulsionamento de mídia paga fazer com que seu conteúdo chegue a mais pessoas- e, por fim, o relatório.

Métricas de conteúdo

Para medir se a estratégia de marketing de conteúdo e toda criação estão funcionando, é essencial que você tenha comparativos e dados estatísticos do seu desempenho, que são gerados por programas que permitem uma visão do seu progresso. É por meio dessa etapa de trabalho que relatórios são gerados. Os dados que podem aparecer são:

  • Melhoria da palavra-chave
  • Links ganhos (as pessoas estão compartilhando o seu conteúdo?)
  • Principais métricas
  • Estatísticas de compartilhamento social

Nem sempre os programas que fazem essas análises são gratuitos. A estratégia do seu marketing conteúdo pode te mostrar as melhores opções e custo/benefício.

ROI (return on investment) para marketing de conteúdo

O ROI do marketing digital é a sigla para return on investment, ou seja, retorno sobre investimento. Determinar o seu ROI é importante porque as estratégias de marketing de conteúdo levam tempo entre execução e resultados. Se você quer que o seu retorno leve pouco tempo, você vai precisar investir muito dinheiro – ou definir metas menores para atingi-las a curto prazo. De qualquer forma, é essencial que você tenha essa previsão e que tenha consciência de que o custo do marketing de conteúdo é um investimento que até leva um certo tempo para mostrar a eficácia, mas que depois que você investe vê que é um caminho sem volta.