Escrever nas mídias sociais e criar conteúdo fazem parte de quase todas as estratégias de marketing de conteúdo. Mas toda estratégia tem uma determinada meta, e essa meta pode ser aumento de vendas, de performance, popularidade ou consolidação no mercado. Entre a escrita e a conversão desejada, há uma ferramenta que linka o seu conteúdo relevante ao seu objetivo final: o famoso Call to Action (CTA), também conhecido como chamada para ação.
Cada vez que há uma indução para fazer algo nas mídias sociais, há a influência de um Call to Action por trás. O CTA nada mais é do que um motivo convincente para que seu leitor realize algo. É uma ferramenta muito relevante na sua estratégia de conteúdo pois serve como estimulador de ação.
Sendo assim, veja três dicas essenciais para aplicar bem essa ferramenta na sua estratégia:
1- Entenda o seu objetivo
Com a sua estratégia de conteúdo em mãos, você formula os textos para as mídias sociais com o Call to Action adequado para sua meta. Por exemplo, por qual motivo você usa um CTA? É para gerar leads? Divulgar as suas outras mídias sociais? Gerar conversões? Promover algum evento? Para cada um desses casos, há um CTA adequado para a sua necessidade.
2- Use mais do que um call to action
Dentro de um conteúdo relevante, você pode colocar alguns Call to Actions ao longo do texto. Isso porque:
- É possível editar o CTA. Ou seja, você pode chamar a audiência para o mesmo link, mas de diferentes maneiras
- Pode colocar em formatações diferentes para que não fique muito “insistente”
- Cobre toda a área do texto. Isso quer dizer que você tem um CTA no início, meio e no fim da escrita
3- Por onde você se comunica?
Priorize um call to action para cada meio de comunicação. Por exemplo, você não escreve da mesma forma no Instagram e no LinkedIn. Cada mídia social tem seu público e, por este motivo, um call to action diferente. A pessoa que abre a sua newsletter tem uma relação com o seu conteúdo que não é a mesma daquela que viu nos stories. Ainda assim, todas devem ser capazes de se relacionar com o seu CTA. Neste caso, ajustá-los é necessário para a sobrevivência da sua estratégia.
A aplicação é mais simples do que parece. Desde um “arraste pra cima” até um botão colorido no seu email mkt ou uma frase hiperlinkada que liga a outro site. A dica mesmo é testar para ver quais são os call to actions que funcionam com a sua audiência e apostar neles.
Dica extra: Escape daqueles mais batidos como o “compre agora”, pois tendem a afastar a audiência!