Entre as principais vantagens do meio digital está a oportunidade de desenvolvimento de novas carreiras. Em um passado recente, muitos alegavam que a tecnologia iria substituir e acabar com várias profissões e que isso seria muito prejudicial à sociedade.
Em parte, é correto afirmar que algumas atividades foram (e serão) substituídas por novas formas de trabalho, mas, em geral, as oportunidades de novas carreiras que surgem a cada dia, por causa da evolução da tecnologia e da internet, contrariam as expectativas negativas do passado.
Na arena web, temos verificado o surgimento de algumas atividades interessantes já há algum tempo. Certamente todos já estão familiarizados com as funções do Social Media Specialist, UX Designer, Analytics Expert ou Growth Hacker, não é mesmo? Nessa linha de novas oportunidades, uma das que surgiram mais recentemente é a carreira de Digital Trafficker.
Quem lembra do cargo de “mídia” das agências de publicidade tradicionais? Pois é, as novas atribuições do Digital Trafficker são parecidas às do antigo profissional de mídia, mas, claro, no novo cenário dos múltiplos e dinâmicos canais digitais.
O Digital Trafficker é um especialista na compra e gerenciamento de tráfego online. Sua principal função é criar campanhas publicitárias na web e, para isso, precisa planejar, cotar, analisar e otimizar o investimento em anúncios, parcerias e patrocínios do marketing digital. O objetivo principal será sempre obter os melhores resultados com o mínimo investimento possível.
O profissional com esse conhecimento representa uma economia significativa de custos e, por isso, é muito cobiçado por empresas de todos os segmentos de negócios. Com a evolução das possibilidades de publicidade online e sua capacidade de segmentar e se conectar, cada vez mais, com clientes em potencial o conhecimento sobre os canais e suas exigências e modos particulares de gerenciamento, essa demanda está em alta e não deve diminuir tão cedo.
Vantagens de ser um Digital Trafficker
Por ser uma atividade relativamente nova e de alto valor para as empresas, esses profissionais terão enormes vantagens. Entre as opções para essa especialização estão:
- A criação de um negócio online próprio como Consultor de Tráfego, já que muitas empresas de grande e médio porte preferem terceirizar o serviço. Além disso, também é possível oferecer serviços a pequenas empresas e empreendedores que conhecem muito bem o poder de uma boa estratégia publicitária.
- Trilhar uma carreira em uma agência de Publicidade ou Mídia, que é um campo de especialização ideal no momento, já que todas as agências buscam constantemente oferecer novos serviços e, sem dúvida, os clientes poderão se beneficiar muito dessa especialidade.
- Ocupar um cargo em uma empresa de médio ou grande porte que possui um time de marketing internalizado. Como a arena dos anúncios digitais está cada vez mais democrática, qualquer empresa, seja de qual nicho for, pode contar com um núcleo de marketing digital parrudo para divulgação e estratégia de vendas de seus produtos.
Essa é uma carreira em alta demanda realmente! Se está pensando em se especializar ou contratar colaboradores especialistas nesse assunto, esse é o momento.