anuncios-meio-digitais

Para dar e vender: Vantagens de fazer anúncios nos meios digitais

Com os acontecimentos mundiais recentes, manter uma presença online dinâmica e eficiente nunca foi tão importante! Com a produção de conteúdo funcionando de forma harmoniosa, há sempre espaço para expandir as atividades e deixar a criatividade voar. Principalmente quando se trata de conversão, muitos empreendedores se perguntam: vale MESMO a pena investir em anúncios nos meios digitais?

A conversão é o objetivo fundamental de quem faz negócios (ou tem um negócio), principalmente no meio digital onde a concorrência é grande. Mas essa disputa por espaço pode ser extremamente justa e leal.

Vamos falar aqui sobre as quatro principais vantagens que os pequenos empreendedores têm ao investir em anúncios nas redes sociais:

1 – Brigando com gigantes

Com as novas possibilidades de anúncios no mundo digital, as possibilidades são infinitas! Costumamos dizer que os pequenos negócios entram em uma briga justa e bem equilibrada com grandes empresas como McDonald’s, Coca Cola ou Apple, isso porque o espaço onde são criados os anúncios (normalmente gerenciadores/Dashboards), são exatamente os mesmos para toda e qualquer empresa – seja gigante ou micro! As regras e condições são iguais: desde o tamanho do texto, o formato do anúncio, seus objetivos e a melhor parte: o PÚBLICO!

2 – Alcance do público

Essa é uma das melhores vantagens em fazer anúncios nas redes sociais! O público alcançado é enorme e muito maior do que em qualquer outro canal. As pessoas estão acostumadas a receber anúncios nesses canais e, mesmo que ela tenha acabado de ser impactada pelo ad de algum ‘gigante’, ela não vai ignorar o seu conteúdo (desde que ele seja relevante, claro!).

3 – Interações em tempo real – e que valem a pena!

Imagine só criar um anúncio para TV, esperar o material ser transmitido, esperar os resultados de audiência, esperar para ver se seu negócio vendeu mais e aí sim entender: deu certo ou não? IMPOSSÍVEL! Com os anúncios nos meios digitais, as interações acontecem em tempo real e muito rapidamente você tem, na palma da sua mão, as métricas para entender os resultados e monitorar se as vendas estão aumentando ou não!

4 – Investimento que cabe no bolso

Ah, a parte que todos mais temem e mais questionam: “Mas, quanto gastar?”. Essa é a beleza do mundo digital. O resultado é diretamente ligado ao investimento feito – por isso, é importante manter em mente o retorno estimado (que as próprias plataformas fornecem no momento da criação) para gerenciar as expectativas e não ficar frustrado depois (e nem se animar demais!).

Agora que você já sabe as principais vantagens desse tipo de Ad, você pode iniciar uma proveitosa jornada por esse abrangente universo. O ideal é iniciar com algumas perguntas essenciais que irão guiar suas decisões no momento da criação:  

Que tipo de conteúdo é ideal para atrair e convencer as personas a efetuarem o CTA (Call to Action/ação pedida), seja baixar um material ou efetivar uma compra?

Quais argumentos devo utilizar nesse conteúdo?

Para responder essas duas primeiras questões e entender melhor sobre o processo de criação de conteúdo, argumentos, formatos e como adaptá-los à criação de anúncios, veja o vídeo abaixo:

Tutorial: Como variar tipos e formatos na criação de conteúdo?

Em quais ambientes ou plataformas estão minhas personas?

Nesse vídeo falamos um pouco sobre canais disponíveis e onde encontrar sua audiência:

Tráfego do Bem: conheça os canais por onde o conteúdo digital circula, desde os tradicionais até os mais diferentões e fora da caixa.

Qual é o orçamento disponível para essa campanha?

Essa resposta é única e não segue absolutamente nenhuma outra regra a não ser o seu próprio bolso! Como falamos anteriormente, o valor que você disponibilizar para as campanhas trará resultados exatamente proporcionais. Então gerencie suas expectativas, calcule o quanto é possível gastar e se prepare para avaliar os resultados e mudar de rota se necessário!

Além dos anúncios nos meios digitais, quando pensamos em investimento nesse universo é sempre bom lembrar das técnicas de tráfego pago, a famosa sopa de letrinhas que chamamos de “Família S”.

SEM (Search Engine Marketing)

As técnicas de SEM são todas as técnicas juntas (pagas e orgânicas) que avaliam o seu posicionamento, incluindo campanhas de Google Ads e links patrocinados para posicionamento no ranking.

SMM (Social Media Marketing)

O SMM avalia todas as atividades estratégicas de uma empresa ou marca dentro das plataformas de redes sociais (orgânicas e pagas) para posicionamento no ranking.

Claro, a família completa engloba também técnicas de tráfego orgânico, mas não vamos entrar nesse assunto nesse blog. Caso queira saber mais sobre a Família S completa, você pode baixar esse e-book aqui.

Com todas essas informações em mãos, agora é só estimular a sua criatividade e começar a criar anúncios para dar e vender!