As consequências da recente crise mundial de saúde tumultuaram a vida das pessoas e, apesar da gravidade dos acontecimentos (tanto pelo aspecto da saúde como econômico), algumas situações puderam ser minimizadas devido à grande capacidade de adaptação humana e ao protagonismo do meio digital.
Semana passada o Hootsuite publicou uma atualização muito interessante da sua pesquisa anual sobre o cenário digital 2020. Na nova edição são analisadas as alterações e evoluções que ocorreram na arena digital durante os meses de COVID-19.
Como complemento de nosso vídeo, publicado essa semana, onde comentamos os resultados da pesquisa sob o aspecto das compras online, hoje vamos explorar os dados que cobrem os hábitos e atividades das pessoas durante esse período, comparado ao mesmo período no ano passado.
Para dar contexto à essa análise, vamos, primeiramente, considerar os seguintes números globais atualizados:
Números Globais
(crescimento comparado a Julho de 2019)
- População mundial: 7.79 bilhões (56% urbanizadas / aumento de 1,1 %)
- Usuários de internet: 4.57 bilhões (penetração de 59% / aumento de 8,2 %)
- Usuários de fones móveis: 5.15 bilhões (penetração de 66% / aumento de 2,4 %)
- Usuários ativos de mídias sociais: 3.96 bilhões (penetração de 51% / aumento de 10,5%)
Em nossa primeira constatação, destacamos o aumento significativo da utilização de aparelhos móveis no período, o que reforça a importância da elaboração de conteúdos responsivos (websites e aplicativos) e a adoção de canais móveis (como whatsapp, FB messenger ou redes sociais) para uma estratégia realmente eficaz.
Aumento do número de pessoas como consequência da COVID-19
(idade: 16 a 64 anos) – países selecionados incluem Brasil
- Smartphone/celular: 70%
- Laptop: 47%
- Desktop: 33%
- Tablet: 23%
- Smart TV + Media Streaming: 32%
- Console de games: 18%
- Smart speaker: 14%
- Smart watch: 9.1%
De acordo com os dados abaixo, além de séries, filmes e música, podemos verificar que as redes sociais (2º lugar) e serviços de mensagem (3º lugar) aumentaram muito seu volume de usuários, favorecendo as estratégias de marketing e vendas digitais:
Aumento de atividades digitais como consequência da COVID-19
(idade: 16 a 64 anos) – países selecionados incluem Brasil
- Streaming de série e filmes: 54%
- Mídia social: 43%
- Serviços de mensagem: 42%
- Streaming de música: 37%
- Aplicativos móveis: 36%
- Game (computador e vídeo): 35%
- Criando e uploading vídeos: 16%
- Ouvindo podcasts: 15%
Da mesma forma, os dados a seguir reforçam o fato de que muitos usuários de 16 a 54 anos pretendem continuar a se dedicar às mesmas atividades depois da retomada da rotina.
Planejam continuar com as mesmas atividades após COVID-19
(idade: 16 a 64 anos) – países selecionados incluem Brasil
- Streaming de série e filmes: 23%
- Mídia social: 18%
- Serviços de mensagem: 18%
- Streaming de música: 17%
- Aplicativos móveis: 13%
- Game (computador e vídeo): 12%
- Criando e fazendo upload de vídeos: 7.4%
- Ouvindo podcasts: 5.7%
Vale lembrar que outros estudos também comprovam que muitas empresas adotarão o home-office como modelo de trabalho, além da adoção de novos modelos de negócios.
Com esse cenário atualizado, podemos constatar que, mais do que um “novo normal”, esses hábitos serão assimilados no dia a dia das pessoas como uma evolução da vida online, na qual as novas oportunidades são ilimitadas e, também, muito promissoras.
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