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Produção e Automação: dupla dinâmica do Marketing Digital

Todo profissional com um mínimo de especialização em marketing digital conhece ou, pelo menos, já ouviu falar nas ferramentas de automação de marketing.

Como o marketing digital é, atualmente, um dos mais importantes recursos de apoio às vendas que as empresas de qualquer tamanho podem contar, a quantidade de recursos e estratégias possíveis de serem executadas é praticamente infinita.

Quanto mais sofisticadas as estratégias, mais as atividades aumentam em volume e intensidade, até que chega um momento em que o dia começa a ficar curto demais para tantas providencias, decisões, ajustes de rota, publicação, monitoramento, ufa! Mesmo o mais organizado e proativo dos profissionais terá dificuldade em cumprir com todas as iniciativas de forma dinâmica e eficiente.

Toda ajuda é necessária e não estamos falando apenas de novos membros no time ou recursos financeiros. Estamos falando de tecnologia: essa maravilha permeia todas as nossas atividades, desde as horas de lazer até o nosso dia a dia profissional. É muito difícil imaginar a vida sem esses dispositivos, aplicativos e plataformas que fazem tudo junto com a gente.

O principal objetivo da automação de marketing é simplificar processos, tornando-os mais eficazes e escaláveis. Entre outros recursos, esse tipo de ferramenta permite:

  • Criar estratégias personalizadas para diferentes jornadas de compra
  • Otimizar o processo de marketing e vendas para diminuir os custos de aquisição por cliente (CAC).
  • Trabalhar na fidelização de clientes, como ao oferecer descontos exclusivos e ao   manter um relacionamento contínuo.
  • Criar Landing Pages para captura de leads

Talvez a maior vantagem das automações seja, justamente, a facilidade de observar os dados de um funil de oportunidades como um todo, para garantir que cada fase se mostre efetiva em seus objetivos de atração, fidelização e conversão final.

Vamos revisitar aqui, brevemente, as principais plataformas disponíveis atualmente:

Mailchimp

Muito conhecida e utilizada mundialmente, o Mailchimp possui uma interface amigável e intuitiva, sendo muito procurada pelos iniciantes da arte do marketing digital. Originalmente focada no disparo de campanhas de e-mail marketing, vem aumentando suas funcionalidades com opções de automação básicas, além de contar com um construtor de landing pages. 

Leadlovers

Criada em Curitiba, a Leadlovers é uma das mais populares e queridas dos profissionais de marketing por ser supercompleta e oferecer diversos serviços de automação de marketing em um só lugar. Nela, é possível criar e programar sequencias de e-mails, segmentar os leads de acordo com o perfil, construir landing pages e ainda criar a sua própria plataforma de EAD. 

HubSpot

Uma das pioneiras da transformação digital do marketing, a ferramenta reúne diversas funções, como gerenciamento de conteúdo, redes sociais, análise de site, SEO e landing pages, além de oferecer integração com diversos CRMs (softwares de relacionamento com clientes) disponíveis no mercado. Seu plano gratuito oferece pouquíssimas funcionalidades. 

RD Station

A Resultados Digitais foi criada no Brasil e é uma das pioneiras no mercado nacional. Atualmente é uma das ferramentas mais completas para automação de marketing do país, com funcionalidades muito parecidas com a HubSpot. 

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Baixe aqui nosso checklist de automação de marketing, com um comparativo completo das ferramentas.

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