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Da redação de notícias para o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é baseado no princípio que a criação de conteúdo relevante e frequente atrai, retém e converte sua audiência em clientes. Sua similaridade com o jornalismo não é mera coincidência. As técnicas de marketing de conteúdo pregam que as publicações sejam relevantes para que a audiência seja impactada e se interesse por aquele assunto, se aprofundando cada vez mais até se tornar um cliente fiel da sua marca.

Como ser relevante?

Os termos “manchete e lide” podem ter nascido no jornalismo, mas hoje em dia são importantíssimos também no mundo online. A definição de manchete é conhecida: é o título principal de maior destaque em uma notícia, jornal, revista, noticiário etc. Já o lide é algo que nem todos conhecem: trata-se da primeira parte de uma notícia, que dá ao leitor ou espectador as informações básicas sobre o conteúdo e geralmente responde às seguintes perguntas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

Para chamar a atenção da audiência, é preciso caprichar nesses dois elementos. O primeiro motivo para isso é bastante óbvio: uma manchete bem-escrita literalmente chama a atenção de leitores e espectadores.

Por exemplo, qual dessas manchetes é mais atraente?

“Jogadores chutam uma bola”

ou

“Craque marca gol espetacular: assista aqui”

A resposta parece bem óbvia, correto? Além disso, um lide que responde todas as perguntas apresentadas no primeiro parágrafo de forma objetiva e direta prende a atenção do leitor ou espectador, mantendo-o interessado no resto do conteúdo. 

Uso da manchete no marketing de conteúdo

Utilizando palavras-chave em ambos esses elementos de texto, você otimiza o seu conteúdo para as ferramentas de busca, atraindo ainda mais público para o seu texto. Por isso, é importante usar palavras-chave – simples (Head Tail) ou complexas (Long Tail) – que descrevem e caracterizam bem o seu negócio. 

Todas os elementos de seu conteúdo – desde a manchete, passando pelo lide e até as legendas das fotos – devem ser caprichados e sempre bem alinhados com os seus objetivos de negócios, para que ele possa ser encontrado no mar de informações da internet.

Um bom lide, aliado ao uso de palavras-chave ideais para a sua audiência, podem garantir mais chances de você ser encontrado pelas ferramentas de busca, angariando ainda mais seguidores para seu negócio. 

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