O jornalismo tem muito a ensinar ao marketing digital e de conteúdo. Mas esse caminho é uma via de mão dupla: as duas atividades andam lado a lado e práticas de cada uma delas podem beneficiar os dois tipos de profissionais. Uma das habilidades jornalísticas que mais podem ser traduzidas para o dia a dia do marketing digital é, justamente, a elaboração de pautas. A pauta é um dos elementos essenciais do processo de criação de conteúdo em qualquer formato.
Como fazer uma pauta?
O conceito é mais simples do que parece, já que a pauta nada mais é do que a descrição e estruturação do tipo de conteúdo que será criado. O conteúdo pode ser simples ou complexo, mas em ambos casos a pauta deve incluir informações básicas que respondam à cinco perguntas:
- Quem?
- Onde?
- Quando?
- Como?
- Por que?
Com o assunto da pauta já estabelecido, jornalistas e marketeiros podem planejar os outros elementos de seu conteúdo como:
- Necessidades técnicas: podem ser os equipamentos necessários para a produção, a listagem dos elementos de design que farão parte daquele conteúdo ou ainda as fontes a serem entrevistadas e pesquisadas
- Linguagem de escrita: Independente do formato do conteúdo, a linguagem usada é muito importante. O jornalista provavelmente definirá o tom do artigo dependendo do fato noticiado, mas no caso do marketing de conteúdo, muitos outros fatores podem ser usados para essa definição – o público-alvo sendo o principal.
Pauta no Marketing Digital
A produção de conteúdo para blogs, sites e redes sociais também requer esse tipo de planejamento de pauta, já que o mix de formatos e tamanhos de conteúdo é essencial para garantir canais menos monótonos.
É importante ressaltar também que na pauta do marketing de conteúdo são consideradas diferentes do que nas jornalísticas como palavras-chave, CTA (call to action/chamada para ação), referências de outros blogs e sites, a persona e a etapa no funil de venda, entre outras orientações gerais.