Se você é um empreendedor ou profissional de marketing, sabe como é importante criar novas estratégias que, cada vez mais, atendam seus objetivos de negócios. Com esse objetivo em mente, você provavelmente faz, continuamente, pesquisas sobre novos recursos, soluções, táticas e ferramentas que, potencialmente, ajudarão a maximizar o alcance, o impacto e a conversão, no meio digital, de seus produtos ou serviços. É fácil notar que a maior parte das fórmulas e soluções existentes atualmente, não importa a vertente ou escola de marketing que se considere, incluem um elemento-chave para gerar engajamento e conversão: o conteúdo.
Quer queira quer não, o conteúdo faz parte de todas as estratégias de marketing – principalmente digital – de todos os negócios há muito tempo. Foi-se a época em que anunciar um produto por meio de folhetos, cartazes, outdoors ou simples propagandas em revistas, jornais ou meios eletrônicos (rádio e TV) bastavam para atingir o seu público desejado. Se formos considerar o histórico do marketing offline e online, desde a fase 2.0 (descrita por Philip Kotler – pai do marketing moderno – em suas obras sobre o tema) o consumidor começa ter um papel central em suas próprias decisões de compra porque possui crescente capacidade para pesquisar e consultar a opinião de terceiros por meio de ferramentas de tecnologia, cada vez mais aprimoradas. Ou seja, o conteúdo sempre foi um caminho central para a atração, convencimento e construção de um relacionamento de confiança e lealdade com o consumidor. Só não viu quem não quis.
Uma pesquisa sobre a “Ciência da Atenção”, realizada pela empresa inglesa CensusWide, aponta que 80% dos consumidores ignoram ou esquecem a maioria do conteúdo produzido pelas marcas depois de três dias, por razões simples de imaginar: não são relevantes, não causaram impacto e não se diferenciam de outras no mar de informações similares. A mesma pesquisa indica, também, algumas dicas que farão diferença no conteúdo a ser produzido:
- Informe algo novo: assim como as bandas só de “covers” quase nunca ganham fama, o conteúdo requentado não é suficiente para gerar a retenção de informação.
- Diga algo bom que aconteceu: 49% dos entrevistados afirmaram lembrar de conteúdos sobre alguma coisa positiva, que de alguma forma os ajudou ou inspirou.
- Use o formato a seu favor: 37% preferem vídeos e 28%, artigos escritos, mas é melhor não ignorar novos formatos porque esse universo é muito dinâmico.
Nesse momento de virada, reforçar a concentração e colocar muito foco no que realmente importa fará toda a diferença no sucesso crescente que você experimentará na nova década, com efeito duradouro e sustentável.
O conteúdo é rei e continuará sendo por muito tempo. Salve o marketing de conteúdo! Seja bem-vinda nova década!