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Como Criar Conteúdo Digital em 5 Passos

Já publicamos aqui no blog muitos textos sobre a importância do conteúdo digital para o seu negócio. Você deve estar pensando: “Ok. O dia só tem 24h. Quando é que eu vou fazer tudo isso?”. É importante se atentar para a dupla disciplina & implementação de processos na sua produção de conteúdo. Afinal, não dá para esperar a hora da inspiração ou “quando tudo na empresa acalmar”.

Sentimos muito em dizer isso, mas… se você esperar esses momentos, você vai perceber que é só uma questão de tempo até a sua frequência de posts desandar e você se sentir desestimulado com a falta de respostas e com o retorno financeiro esperado.

Por este motivo, tire um momento do seu dia para aprender como criar o seu conteúdo digital em 5 passos. Antes disso, dois pontos que já devem ter sido definidos:

  1. Quem é sua audiência? Desenvolver uma persona que reúna os principais atributos socioeconômicos do seu público pode te ajudar a prever as necessidades e desejos e a entender os interesses e medos da sua audiência.
  2. Quais são os meios de distribuição? Criar e definir as formas como você vai chegar até o seu cliente fazem parte do planejamento de conteúdo. Afinal, como você vai falar com sua audiência? Quanto vai ter que investir em tempo e dinheiro? Tem um mailing organizado? Tudo isso importa.

Com isso em mente, vamos aos 5 passos para criar o seu conteúdo digital:

1- Inventário de conteúdo digital

Reúna todo o conteúdo digital que você já criou. Tenha consciência do que já foi feito, quais foram os temas abordados, o que tem mais engajamento etc. Isso vai dar uma noção do que é necessário escrever, do que é preciso atualizar, o que pode ser reaproveitado e quais são os formatos que precisam ser explorados para manter o público engajado.

2 – Criação de formatos e tipos variados de conteúdo

Ao entender as necessidades do seu público, você consegue criar buscando soluções para os problemas dele. Para cada solução, pense em um grande conteúdo digital, como um ebook, infográfico ou vídeo, e depois separe esse material em posts menores, com enfoques diversos. Com essa produção de conteúdo, você não só teria um material relevante como, também, engajador.

3 – Fluxo de trabalho para organizar a produção

O que propomos aqui é que a equipe deve estar integrada, os papéis devem estar bem distribuídos e todos devem estar familiarizados com as ferramentas de divulgação. Sem isso, o descompasso é geral e o reflexo poderá ser sentido na sua produção de conteúdo.

4 – Calendário editorial para organizar seu conteúdo digital

Estruturar um calendário com uma visão macro das suas atividades nas redes, que englobe um período de 15 a 30 dias, é interessante para sua produção de conteúdo. Ao elaborar seu conteúdo antecipadamente, você consegue criar padrões de postagens, pensar em ações legais para datas especiais e até se preparar para imprevistos. Além disso, vai poder focar sua energia em outras coisas da empresa no meio tempo entre um conteúdo digital e outro.

5 – Objetivos e metas para seu conteúdo digital

Determinar objetivos e metas fazem parte da sua estratégia nas redes. A dica neste passo é o acompanhamento, desde o começo, do desempenho das postagens e dos resultados, pois assim você pode avaliar os seus conteúdos digitais, alterar estratégias ou investir em novos canais de comunicação de forma mais assertiva.