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A Arte de Chamar Atenção Para o Seu Conteúdo Digital

Um dos maiores dilemas de toda empresa que está no meio digital é: como chamar a atenção – ou seja, como tornar memorável e atraente – o meu conteúdo digital? Afinal, com tanta gente falando a mesma coisa que você nas redes sociais, tantos estímulos a todo momento (notificações pulsantes do email, sons do whatsapp) e tarefas para terminar do trabalho, se o conteúdo não for marcante e engajador, o seu público vai se desinteressar e, em questão de segundos, as pessoas vão esquecer do que leram – ou, pior, nem vão abrir ao blog ou email.

E não é bem esse o objetivo de tanto trabalho, não é?

Para se sobressair, separamos 7 tipos de formato (ou distribuição) que fazem a diferença na hora de captar a atenção da sua audiência:

1 – Ofereça conteúdos em doses

Dividir o seu conteúdo digital em pequenas doses nas suas redes sociais, a fim de ter uma série deles com informações pequenas, claras e relevantes pode fazer com que a sua audiência consuma rapidamente sua mensagem.

2 – Emails engajam

Por mais que você veja que a taxa de abertura de emails está em baixa, isso pode ser um indicativo de que o seu título não está chamando atenção para o seu conteúdo digital. Basta ver que os newsletters são tendência na criação de comunidades, que os principais sites pedem pelo email para divulgar seus produtos. Destaque seu conteúdo para que as pessoas o acessem.

3 – Conheça seu público para criar um título que eles vão gostar

Para este tópico, a sua estratégia de comunicação pode te ajudar! Por exemplo, quais são os tópicos que o seu público mais gosta de ler? Quais são os posts mais curtidos, os textos mais lidos do seu blog e os conteúdos mais compartilhados nas suas redes sociais? Tudo isso dá indícios do tipo de conteúdo e abordagem que o seu público gosta. Pensar em títulos atraentes a partir desses dados pode conferir uma melhora nos seus resultados.

4 – Personalize

Com todos os dados disponíveis por aí, é cada vez mais fácil saber quem é a pessoa com quem você está falando. Sendo assim, invista em um conteúdo digital mais criativo e personalizado. Nas redes sociais, por exemplo, é fácil fazer segmentações para atingir um determinado nicho.

5 – Foque nas imagens

Quando a sua audiência navega pelas redes sociais, a primeira informação que chega até ela, quando vê um post seu no blog, é a imagem que está sendo utilizada. Alie a expertise do seu conteúdo digital com boas imagens. Vale de tudo: meme, infográfico, fotos, vídeos. Essa é a primeira forma de chamar atenção e, com a escolha certa, você recebe o olhar atento do seu público.

6 – Simplifique o contato

Se você tem um público que engaja com os seus posts no blog ou redes sociais, não tem motivo para você ignorá-los. Responda as pessoas que estão tentando contato com você, que se engajam com os seus posts. Com essa troca, elas passam a confiar em você e você pode receber inspirações para novos conteúdos. Pouco a pouco, com essa simples ação, você fideliza os parceiros e cria uma pequena comunidade ao seu entorno.

7 – Desenvolvimento com responsabilidade social

Estudos indicam que o público está procurando, cada vez mais, empresas com responsabilidade social. O que isso quer dizer? Que levantar bandeiras de preocupação com o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis na empresa podem construir uma boa reputação – e gerar nova audiência, a partir de ações firmes e coerentes.

E aí, gostou? Você já usa essas dicas para atrair o seu público? O que funciona com você?