2020 foi um ano extremamente turbulento e cheio de transformações que, definitivamente, vieram para ficar. Especialmente quando pensamos no mundo digital. Em Julho publicamos aqui no blog um compilado com as principais notícias do primeiro semestre do ano e agora vamos complementar essa retrospectiva com as principais notícias da segunda metade do ano!
Para o texto não ficar muito longo, escolhemos as cinco principais notícias e se você quiser saber tudo mesmo – tim tim por tim tim – é só acessar nossa playlist do Update da Sexta no Youtube!
Instagram Shop chegou oficialmente ao Brasil!
O Instagram Shop, novo recurso da rede social, chegou ao Brasil no final de julho! A nova aba permite acessar uma loja online que reúne produtos de marcas e de criadores de conteúdo, exibindo um catálogo de itens personalizados e tendências baseados nas contas que cada usuário segue e pelas quais se interessam dentro da plataforma. Disponível nos Estados Unidos desde o mês de maio, a nova ferramenta está localizada dentro da guia “Explorar”, no menu principal do app, e funciona como uma vitrine digital para empresas divulgarem seus produtos. É possível encontrar peças com fotos, preços e detalhes técnicos, e navegar entre categorias de produtos e coleções completas, além de salvar os produtos favoritos na lista de desejos, como já acontece em itens comercializados individualmente nos perfis.
Vale lembrar que em outubro o Insta comemorou 10 anos!!
YouTube lançou Shorts – sua versão dos famosos stories
Em um ano em que o mundo – querendo ou não – se tornou mais digital, o YouTube não poderia ficar “para trás” e anunciou o lançamento do serviço Shorts, com sistema similar ao TikTok e Reels, do Instagram. Recurso começou a ser testado no começo do ano e se tornou disponível em testes beta em setembro na Índia. A plataforma foi desenvolvida para que usuários façam os vídeos no próprio celular com tempo de duração de no máximo 15 segundos. O limite é menor do que o do principal concorrente: no TikTok, os vídeos podem chegar a 1 minuto.
Facebook finalmente integrou o Messenger com o Insta!
Também em outubro, o Facebook anunciou o início da integração do Messenger com o Direct do Instagram. Os usuários dos apps agora podem trocar mensagens sem ter que trocar de aplicativo. O Facebook anunciou ainda que alguns recursos do Messenger seriam oferecidos também no Instagram como a possibilidade de ver vídeos em grupo, GIFs animados e figurinhas. A união Messenger/Instagram é a primeira parte de uma estratégia anunciada por Mark Zuckerberg em 2019 e prevê também a integração do WhatsApp.
Mundo digital profissional mais clean: LinkedIn de cara nova!
Com um visual mais simples e intuitivo, o novo layout já está disponível em terras tupiniquins. O LinkedIn registrou níveis recordes de engajamento entre os mais de 700 milhões de usuários ao redor do mundo, com um aumento de compartilhamento de conteúdo em quase 50% ano a ano. Também, somente em agosto de 2020, os profissionais assistiram a quase três vezes a quantidade de conteúdo do LinkedIn Learning se comparado com o mesmo período de 2019.
Instagram é aberto para bots empresariais
O Instagram abriu sua API para bots de empresas, servindo como um novo canal de comunicação automatizada com o consumidor. Essa abertura permite que empresas usem bots para conversarem com seus clientes através das mensagens diretas (Direct Messages). Trata-se de uma atualização da mesma API que até então funcionava apenas para o Facebook Messenger. Os novos recursos da API permitem que as empresas integrem as mensagens do Instagram com seus aplicativos e fluxos de trabalho. Com isso, segundo o Facebook será possível conduzir conversas mais significativas, aumentar a satisfação do cliente e aumentar as vendas. Segundo o Facebook, no ano passado, o total de conversas diárias entre pessoas e empresas no Messenger e Instagram cresceu mais de 40%.
De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil, o Instagram está instalado em 81% dos smartphones brasileiros, tendo ultrapassado o Messenger (79%) pela primeira vez este ano. Em 12 meses, o Instagram ganhou nove pontos percentuais de penetração no Brasil, sendo que 83% dos seus usuários declaram abrir o app todo dia ou quase todo dia, o que coloca o Instagram à frente do Messenger (59%), mas ainda atrás do WhatsApp (99%).