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2021: Tendências e oportunidades de marketing digital

Apesar das previsões para 2020 terem sido atropeladas pelos inesperados acontecimentos mundiais na área de saúde, muitas tendências de marketing digital não apenas se fortaleceram como também acabaram acelerando outras previsões, principalmente as relacionadas a tecnologia, que ainda estavam em processo de maturação.

Listamos aqui cinco tendências de marketing digital que vão direcionar a maneira como empresas e marcas produzirão conteúdo em 2021:

O conteúdo como protagonista da jornada de compra digital

Com o crescimento da concorrência por um lugar ao sol na web, o conteúdo organizado, acessível, interessante e útil se transformou no principal motor para atrair e conquistar seguidores, simpatizantes e potenciais clientes, além de fidelizar os existentes.

Mas, obviamente, não é qualquer conteúdo que consegue garantir um bom desempenho na estratégia digital de uma empresa. A crescente sofisticação dos mecanismos de busca e das plataformas de anúncios digitais continuarão a reforçar a importância do conteúdo correto para gerar eficiência no meio digital.

Canais múltiplos e coordenados

Nada mais irritante para o consumidor do que receber mensagens confusas e desconexas ou não conseguir encontrar novamente alguma informação sobre um produto ou campanha. Manter uma presença digital coordenada, no maior número de canais possível, é cada vez mais importante e necessário já que os consumidores estão sempre explorando novos canais e buscando incessantemente novas tecnologias.

Felizmente, para acompanhar o ritmo acelerado dessa nova jornada de consumo, existem muitas ferramentas de marketing cruzado que permitem publicar e monitorar conteúdo em várias plataformas como a Cyfe, Agorapulse, Paper.li, entre outras. A força do marketing cross-channel permitirá amplificar mensagens de forma exponencial no universo digital.

A força do retargeting personalizado

O retargeting, para quem não lembra, é uma forma de divulgação que trabalha com a identificação única dos consumidores que acessaram um determinado site/aplicativo (site retargeting) ou por meio de seus hábitos e comportamentos (search retargeting).

Esses recursos de retarget permitem a exibição de anúncios relevantes aos usuários através de cookies de websites, campanhas ou assuntos buscados. A crescente personalização dos anúncios busca mais assertividade para que os usuários concluam o CTA (call to action) proposto ou, no caso do Search retargeting, que sejam lembrados constantemente da sua marca e produto.

Esses recursos tiveram sua utilização reforçada no último ano e a tendência é que se especializem cada vez mais, ficando ainda mais sofisticados.

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A combinação mágica de Inteligência Artificial com Machine Learning

Claro que essas tecnologias não poderiam ficar de fora dessa lista de tendências de marketing digital!

Muitas marcas já utilizam IA e ML no marketing de conteúdo para tarefas operacionais como otimização, recomendações e testes A/B mas, apesar do aumento das aplicações nessa área, a criação de conteúdo aprofundado de alta qualidade, e que eleva sua marca ao status de referência máxima no setor, ainda não é totalmente fácil de ser realizada com recursos atuais.

Novas ferramentas que utilizam essas tecnologias de forma intensiva surgem a cada dia para auxiliar na criação de conteúdo, com recursos que identificam fontes de influência para seu público, produzem e publicam ads, otimizam pesquisas de keywords para conteúdo personalizado, analisam backlinks e até geram personas e headlines.

Os algoritmos dos buscadores e plataformas de mídia social são cada vez mais sofisticados, com total foco em UX. Nada mais natural que as marcas e profissionais de marketing possam também usufruir dos benefícios desses recursos para turbinarem o conteúdo para sua audiência.

Streaming e conexões remotas chegaram para ficar

Com a limitação física imposta recentemente, a popularidade e a força do streaming e das conexões remotas cresceram muito nesse último ano, com grande potencial para crescerem ainda mais.

Para que as transmissões de conteúdo em tempo real ou sob demanda sejam ainda mais potentes e confiáveis, vemos um movimento grande por parte das empresas de telecom e TI para viabilizar mais conectividade e abrangência.

Nesse e nos próximos anos, veremos tanto a capacidade de transmissão como a velocidade das redes decolarem com a chegada das instalações de 5G, que prometem uma verdadeira revolução na experiência de conectividade entre pessoas e coisas (IoT).

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