A produção de conteúdo verdadeiramente engajadora começa com dois primeiros passos essenciais:
- Definir com quem quer se comunicar e qual é a sua audiência.
- Selecionar quais canais digitais serão utilizados para chegar até ela.
Uma vez estabelecidas essas premissas, o próximo passo é focar na produção do conteúdo propriamente dito.
Para cumprir cada etapa da jornada de sua audiência – que vai desde a atração pelos temas, passando pelo conhecimento mais aprofundado até o engajamento ativo e, finalmente, a conversão – é recomendável que o conteúdo seja desenvolvido em variados tipos e formatos, para atender seu público nas diferentes fases onde se encontram.
Para isso, reunimos aqui cinco dicas que vão ajudar a criar um variado leque de tipos e formatos que tornarão sua estratégia de marketing digital realmente engajadora.
1. Tamanho é documento:
Os conteúdos mais longos e aprofundados, chamados por muitos de “raiz” ou “pilar”, são úteis para quem busca conhecer mais sobre sua atividade, produto ou expertise. É interessante considerar que esse tipo de conteúdo pode ser desdobrado e reutilizado em formatos mais curtos e superficiais (nutella, nuggets), que ajudam a complementar a grade editorial e são muito eficientes para atração de audiência nas etapas iniciais da jornada.
2. Conteúdo multimídia:
No universo digital não há limites para a imaginação, portanto suas mensagens, informações e tudo o que quiser comunicar pode ser elaborado nos mais diversos formatos. Essencialmente, trabalhamos com vídeos, textos, áudios e imagens. Esses formatos podem – e devem – ser usados em todos os canais de sua estratégia, como website, e-mails, redes sociais, folhetos virtuais e apresentações institucionais entre muitos outros.
3. Variação dos temas:
Quanto à finalidade dos assuntos a serem comunicados, devemos também considerar os diversos tipos existentes, que são:
- Factual – dados técnicos, fatos, características e funcionalidades.
- Didático – educacionais, orientam e auxiliam o aprendizado.
- Opinativo – demonstram um ponto de vista, pensamentos e crenças.
- Inspirador – servem como motivação e encorajamento para alcançar objetivos e vencer desafios.
4. A utilidade da “gaveta”:
Para que a grade editorial seja eficiente e engajadora, recomenda-se manter uma certa flexibilidade para que assuntos factuais importantes ou temas pontuais relevantes sejam inseridos de acordo com os acontecimentos. Da mesma forma, para os períodos de produção menos intensa, é sempre bom manter algumas peças mais “frias” e atemporais que serão utilizadas caso ocorra uma interrupção inesperada na produção. Para assuntos que podem ser usados como coringas, damos o nome de “gaveta” ou “evergreen” (sempre verdes).
5. Tudo junto misturado:
A variedade de tipos e formas, como vimos nos itens anteriores, é fundamental para atrair e manter uma audiência interessada e engajada. Para se aprofundar um pouco mais, sugerimos que assista os Chats que produzimos sobre esse tema:
Como vimos, não existem fórmulas exatas para a composição de uma grade conteúdo digital relevante que atraia cada vez mais seguidores, entusiastas e potenciais clientes para sua empresa e produtos. Mas, se sua produção for verdadeiramente variada, com assuntos e formatos adequados para cada etapa do funil de oportunidades, o sucesso de sua estratégia estará muito próximo de ser alcançado!