Ciclo de produção de conteúdo: os 7 passos essenciais

Começamos o segundo semestre de 2020 com a certeza que o embalo da produção de conteúdo eficiente, com foco total na estratégia, realmente fará aumentar o faturamento até o fim do ano.

A produção de conteúdo digital intensiva exige alguns cuidados específicos, já que esse material irá compor a sua identidade no mercado digital.

Como toda atividade, para ser bem-sucedida, a produção de conteúdo deve ser encarada de forma prática, com um processo simples e sustentável que possa ser conduzido por sua estrutura existente.

O ciclo virtuoso da produção de conteúdo é composto por sete passos essenciais que vão guiar o seu processo produtivo, garantindo eficiência e rapidez.

O Ciclo Virtuoso

Os sete passos essenciais do processo de produção de conteúdo!

Esse gráfico mostra as sete etapas que levam ao ciclo completo de uma produção que realmente funciona.

1 – Persona e Canais

Primeiramente, a identificação da sua audiência é de fundamental importância e irá nortear sua estratégia para que chegue aos seus potenciais clientes de forma eficiente.

2 – Inventário

Em segundo lugar, reunir todo material já produzido e cataloga-lo de acordo com sua conveniência vai auxiliar a reutilização de muita informação para compor um estoque rico e variado.

3 – Coleta e Produção

Técnicas simples de identificação dos assuntos, para coleta e produção otimizada irão economizar muito tempo no processo.

4 – Roadmap

Com uma ideia muito concreta de quem impactar, o Roadmap auxilia na visualização da produção para que haja coerência e evolução das mensagens e, ao mesmo tempo, evite repetição de temas e de formatos.

5 – Calendário Editorial

O calendário auxilia na programação de publicação e impõe um ritmo adequado à produção, considerando também contratempos que poder interromper o ciclo e, também, datas especiais para promoções ou campanhas.

6 – Publicação

A publicação nos canais é uma tarefa essencial para que o conteúdo chegue, efetivamente, ao público desejado. Essa atividade demanda uma revisão cuidadosa e o acompanhamento permite uma interação produtiva com a audiência.

7 – Métricas

Etapa final, mas não menos importante, as métricas são essenciais para ajustes de rota e conquista de metas da estratégia.

Com as energias renovadas, a meta do semestre será efetuar lançamentos e campanhas bem-sucedidas com faturamento turbinado!

Foco no processo e #boravender!