Começamos o segundo semestre de 2020 com a certeza que o embalo da produção de conteúdo eficiente, com foco total na estratégia, realmente fará aumentar o faturamento até o fim do ano.
A produção de conteúdo digital intensiva exige alguns cuidados específicos, já que esse material irá compor a sua identidade no mercado digital.
Como toda atividade, para ser bem-sucedida, a produção de conteúdo deve ser encarada de forma prática, com um processo simples e sustentável que possa ser conduzido por sua estrutura existente.
O ciclo virtuoso da produção de conteúdo é composto por sete passos essenciais que vão guiar o seu processo produtivo, garantindo eficiência e rapidez.
O Ciclo Virtuoso
Esse gráfico mostra as sete etapas que levam ao ciclo completo de uma produção que realmente funciona.
1 – Persona e Canais
Primeiramente, a identificação da sua audiência é de fundamental importância e irá nortear sua estratégia para que chegue aos seus potenciais clientes de forma eficiente.
2 – Inventário
Em segundo lugar, reunir todo material já produzido e cataloga-lo de acordo com sua conveniência vai auxiliar a reutilização de muita informação para compor um estoque rico e variado.
3 – Coleta e Produção
Técnicas simples de identificação dos assuntos, para coleta e produção otimizada irão economizar muito tempo no processo.
4 – Roadmap
Com uma ideia muito concreta de quem impactar, o Roadmap auxilia na visualização da produção para que haja coerência e evolução das mensagens e, ao mesmo tempo, evite repetição de temas e de formatos.
5 – Calendário Editorial
O calendário auxilia na programação de publicação e impõe um ritmo adequado à produção, considerando também contratempos que poder interromper o ciclo e, também, datas especiais para promoções ou campanhas.
6 – Publicação
A publicação nos canais é uma tarefa essencial para que o conteúdo chegue, efetivamente, ao público desejado. Essa atividade demanda uma revisão cuidadosa e o acompanhamento permite uma interação produtiva com a audiência.
7 – Métricas
Etapa final, mas não menos importante, as métricas são essenciais para ajustes de rota e conquista de metas da estratégia.
Com as energias renovadas, a meta do semestre será efetuar lançamentos e campanhas bem-sucedidas com faturamento turbinado!
Foco no processo e #boravender!