Canais Próprios: os pilares do marketing digital

Você concorda que, quando pensamos em marketing digital, imediatamente vem à nossa mente uma imensa quantidade de influenciadores com seus vídeos, posts, blogs, podcasts e uma infinidade de materiais educativos?

Quem dessa área, ou pelo menos simpatizante da atividade, nunca ouviu falar de Dave Chaffey, Neil Patel, Gary Vaynerchuk ou Jeff Bullas no campo dos gurus internacionais e Pedro Superti, Camila Porto, Érico Rocha, Conrado Adolpho, Samuel Pereira, André Siqueira, Juliano Kimura ou Ana Tex, entre muitos outros aqui da nossa terrinha? Eles estão em todos os canais digitais, o tempo todo divulgado suas ideias e dicas sobre como se desenvolver e tirar o máximo de proveito do ambiente digital para ganhar dinheiro. Ou seja, eles estão sempre a todo vapor publicando uma quantidade insana de conteúdo realmente relevante e importante para sua sempre crescente audiência. Afinal, eles executam o que pregam!

São tantas informações, dicas, recomendações, orientações e fórmulas que, realmente, fica muito difícil entender por onde começar. Esse sentimento de superabundância de informações nada mais é do que experimentar, em primeira mão, tudo que esses gurus influenciadores ensinam aos seus seguidores: fazer e publicar uma enorme quantidade de conteúdo que endereça as dificuldades daqueles que querem empreender no ambiente online e usar o marketing digital para alavancar sua marca e suas vendas. Simples assim!

Conceitos básicos, para começar

Com tudo isso dito, vamos voltar a um aspecto básico e muito útil da equação: ONDE publicar todo esse conteúdo para que ele possa alcançar a audiência que de fato te interessa?  A resposta é simples: nos canais digitais. Mas quais?

Para demonstrarmos de forma didática e bem visual, desenvolvemos uma arte que ilustra bem como os canais digitais são integrados e complementares:

Próprios

  • Website, mídias sociais, email-marketing, press releases, blogs, webinars e cursos.

Patrocinados

  • Anúncios em mídia social, plataformas de busca e outros marketplaces.
  • Parcerias de conteúdo com influenciadores (eventos, publicações e canais dos influenciadores).

Conquistados

  • Posicionamento na busca orgânica (SEO) em plataformas de busca como o Google ou Bing, compartilhamentos e interações na mídia social.
  • Matérias e citações espontâneas de imprensa, artigos assinados e oportunidades de palestras.

A figura ilustra a arena onde o marketing digital é executado, mediante a criação de uma estratégia que contemple o combinado ideal de canais que façam sentido para sua audiência. Essa combinação é justamente a fórmula de sucesso para que sua mensagem alcance e impacte o público de seu interesse. Nesse contexto, os canais “conquistados” são muito importantes, pois são eles que compartilham seu conteúdo com suas próprias audiências. Essa é uma das métricas mais importantes da estratégia, já que o bom posicionamento nos rankings de busca e o compartilhamento por terceiros demonstra claramente o real valor de seu conteúdo.

Sem os canais acima, não existiria a roda virtuosa do marketing digital, porque nem os conteúdos mais perfeitos e impactantes conseguem obter resultado se não forem colocados nos canais apropriados para serem consumidos e apreciados.